Archivos

Peregrinos da Eucaristia – 6º Dia

Hoje começou oficialmente a segunda parte do Congresso Eucarístico. A cidade de Cebu está cheia de peregrinos de todas as partes das Filipinas e do mundo inteiro.

Na parte da manhã terminamos alguns detalhes do stand do Regnum Christi no Centro de Convenções. Aproveitamos também para conhecer um pouco os arredores do lugar onde estamos hospedados. Cebu é uma cidade de 700 mil habitantes. É um centro urbano cheio de contrastes. Riqueza e pobreza convivem lado a lado. Estamos morando numa parte bem desenvolvida do centro. Há vários edifícios altos, centros comerciais modernos, shopping centers imensos, e hotéis luxuosos. E ao mesmo tempo, existe miséria em todas as partes. As ruas estão cheias de crianças abandonadas. Ao lado do nosso hotel, uma família mora na calçada: pai, mãe, e duas criancinhas. Uma das crianças tem três meses e passa o dia deitada entre as moscas. O Ir. Stephano, legionário de Cristo italiano, aproveitou para conversar com alguns dos meninos de rua. Ele lhes perguntou o que queriam ser quando crescer. Alguns responderam que queriam ser médicos, outros professores. Ele ficou muito emocionado, porque disse que se perguntasse o mesmo na Itália, as crianças responderiam “jogador de futebol, modelo, cantora, etc”.

Na tarde participamos da Missa de Abertura do Congresso Eucarístico. A celebração aconteceu numa grande praça ao lado do porto da cidade. Aquele foi o lugar aonde os espanhóis chegaram nas Filipinas por primeira vez em 1521, liderados por Fernando Magalhães, o grande navegador português. A praça e as ruas vizinhas estavam repletas de peregrinos. Centenas de bispos e sacerdotes concelebraram. Algumas partes da Missa foram cantadas na língua local, o “cebuano”. Foi uma celebração muito bonita, onde se podia sentir profundamente a universalidade da Igreja. O Papa Francisco escolheu um cardeal para representá-lo no Congresso, Charles Maung Bo, bispo de Myanmar. Na homilia ele falou sobre a necessidade de integrar a nossa fé na Eucaristia com o serviço aos pobres.

Amanhã será um dia repleto de atividades e momentos de intimidade com o Santíssimo Sacramento! Até mais!

o Ir. Antônio Lemos é um religioso da Congregação dos Legionários de Cristo, natural de Curitiba, e atualmente estuda teologia em Roma em preparação para o sacerdócio.

Loading Facebook Comments ...

Deja un comentario