Archivos

Peregrinos da Eucaristia – 4º Dia

Hoje foi o último dia do Simpósio Teológico, isto é, a primeira parte do Congresso.

O que mais marcou neste dia foi a palestra do bispo de uma diocese que fica numa ilha no sul das Filipinas. Nesse lugar 98% da população é mulçumana e o bispo anterior foi morto por um terrorista islâmico. O bispo atual nos contou que, ao aceitar ser bispo daquela ilha, ele também aceitou a possibilidade de ser martirizado. De fato, nos últimos anos três sacerdotes foram brutalmente assassinados. Cada dia que ele deixa a sua residência, o bispo sabe que deve estar preparado para a sua morte.

Apesar dessa tensão durante esses anos, ele foi capaz com a graça de Deus de estabelecer um diálogo muito próximo com o povo mulçumano. Periodicamente ele organiza um encontro de diálogo entre os sacerdotes católicos e os líderes religiosos mulçumanos. O mais impressionante é que, quando essas reuniões acontecem, os mulçumanos ficam hospedados na casa de famílias cristãs, e os católicos em lares mulçumanos. A força para perdoar e buscar a paz em condições tão difíceis brota do Sacrifício do Altar!

Para celebrar o fim do Simpósio tivemos uma bonita concelebração com a participação de mais de 100 sacerdotes. Depois o seminário arquidiocesano ofereceu um jantar de agradecimento a todos os que trabalharam na organização do evento. Tivemos a oportunidade de conhecer os seminaristas e sacerdotes daqui e experimentar um momento muito especial de comunhão eclesial.

o Ir. Antônio Lemos é um religioso da Congregação dos Legionários de Cristo, natural de Curitiba, e atualmente estuda teologia em Roma em preparação para o sacerdócio.

Loading Facebook Comments ...

Deja un comentario