Archivos

Peregrinos da Eucaristia – 3º Dia

 

Tivemos outro dia cheio das graças de Deus no Congresso Eucarístico Internacional. Começamos por ter 8 horas completas de sono depois de 3 dias, sinto-me com as forças renovadas.

Depois, a palestras de hoje foram sobre um tema que me interessa muito, a liturgia. A primeira conferência tratou principalmente sobre o diálogo entre Igreja e as diferentes culturas na Liturgia. Este é um tópico muito importante no contexto da Evangelização da Ásia. Se não formos capazes de entrar em diálogo com as culturas destes povos, a fé será algo distante para eles.

A segunda conferência tratou de como foi formado o atual Rito Romano da missa com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Muitos elementos do rito foram contribuições diretas do Bem-aventurado Paulo VI. Por exemplo, você sabia que é por causa do Papa Paulo VI que hoje em dia iniciamos a Missa com a o sinal da cruz dito em voz alta pelo sacerdote e com a resposta do Amem pelo povo? Antes o sinal da cruz era feito em silêncio somente pelo sacerdote.

Na parte da tarde, participei do grupo de discussão sobre Eucaristia e diálogo inter-religioso no contexto da evangelização. Estudamos o caso muito interessante de um sacerdote missionário que vive entre os mulçumanos em Bangladesh e dedica sua vida a cuidar dos pobres doentes. A sua vida é uma constante entrega aos demais, e o mais interessante é como ele começa cada dia: celebrando a Eucaristia na sua cabana no meio da vila mulçumana no meio da madrugada.

E para continuar a tradição, terminamos outro dia de trabalho intenso com a Santa Missa e depois com um banquete filipino com frutos do mar e arroz, muito arroz.

o Ir. Antônio Lemos é um religioso da Congregação dos Legionários de Cristo, natural de Curitiba, e atualmente estuda teologia em Roma em preparação para o sacerdócio.

Loading Facebook Comments ...

Deja un comentario