Archivos

Peregrinos da Eucaristia – 10º Dia

“A Eucaristia edifica a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia” escreveu São João Paulo II na Carta Encíclica “Ecclesia de Eucharistia”.

É impressionante ver como os quinze mil peregrinos de todas as partes do mundo, reunidos no Congresso, são como uma grande família. Todos conversam com todos, todos estão dispostos a servir a todos com generosidade e carinho. É um ambiente muito bonito de comunhão fraterna. Algumas vezes falamos com alguém que nunca vimos antes, mas dá a impressão que já conhecemos essa pessoa há muito tempo, como um velho amigo. Penso que essa comunhão de corações nasce da “overdose” eucarística que estamos recebendo nesta semana.

Hoje, por exemplo, conheci a irmã Ana Benedita de Taiwan. Durante a conversa com ela, descobri que ela entrou no convento no mesmo ano que eu entrei no seminário. Além do mais, ela fez a sua profissão perpétua no mesmo mês e no mesmo ano quando fiz a minha profissão perpétua. Quando ela ficou sabendo disso, ela exclamou emocionada: “Meus Deus, nós somos gêmeos!”. Então, ela me deu um santinho com a imagem de Nossa Senhora com feições taiwanesa, e prometemos que iríamos rezar um pelo outro. Essa é a universalidade da Igreja que experimentamos neste Congresso!

De tarde participamos do Encontro de Jovens do Congresso Eucarístico num ginásio com mais de cinco mil adolescentes. Dom Robert Barron, bispo auxiliar de Los Angeles, deu uma palestra animada sobre a importância do doar-se aos demais. Ele mencionou que, como Jesus na Eucaristia, a única maneira de encontrar felicidade é servindo os outros.

Depois tivemos a Santa Missa seguida por uma procissão Mariana nas ruas de Cebu. Foi uma experiência maravilhosa expressar publicamente a nossa fé católica nas ruas da cidade com muita alegria. Por onde passávamos com a procissão as pessoas nas calçadas tocavam músicas locais, rezavam, cantavam, e claro, tiravam muitas fotografias – nas Filipinas a fotografia é o oitavo sacramento.  Os jovens terminaram o encontro com um momento de adoração e louvor diante do santíssimo Sacramento.

Por favor, rezem pelos frutos de santificação nas vidas dos jovens que participaram do encontro. Que eles possam sempre encontrar na Eucaristia o Amigo fiel, Jesus Cristo!

o Ir. Antônio Lemos é um religioso da Congregação dos Legionários de Cristo, natural de Curitiba, e atualmente estuda teologia em Roma em preparação para o sacerdócio.

Loading Facebook Comments ...

Deja un comentario