Archivos

No Advento, oremos a todo momento (I)

Ir. Marlon de Souza, LC

Estamos iniciando um tempo de graça que é o tempo do Advento. Como sabemos, o Advento é a preparação para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, por amor, se encarna no seio da Virgem Maria e se faz homem na gruta de Belém. Como já foi dito, o Advento é um tempo de preparação, e as perguntas que podem surgir são, “Por que preparar-me para o Natal?”, e “Como me preparar?”.

Respondendo a primeira questão. Qualquer um de nós se prepara para momentos importantes; como os noivos que se preparam para seu casamento e fazem de tudo: compra de roupas, a noiva que vai ao salão de cabelereiro etc., tudo isso para chegarem bem apresentados ao momento mais importante de suas vidas. A mesma coisa acontece com a vida espiritual: que devemos preparar-nos bem, de todos os modos possíveis para podermos chegar apresentados ao momento mais importante de nossas vidas; porém, mais que as coisas exteriores, temos que preparar o interior.

Como podemos nos preparar? Bem, não é tão difícil encontrar meios para que possamos nos preparar bem. Existem movimentos católicos que fazem um caminho de preparação baseado em pequenos sacrifícios diários, porém gostaria de propor outro meio: a Liturgia, seja ela diária ou dominical. Vamos nos deter na Liturgia dominical, e assim faremos quatro semanas de preparação tomando um aspecto do evangelho.

O Evangelho deste 1º Domingo do Advento é o de Lc 21,25-28.34-36:
“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

De momento, ao ler, podemos nos assustar com este anúncio profético da segunda vinda de Cristo, e associar com tudo que estamos vivendo hoje em nossa humanidade. Porém vamos nos deter nesta parte: “Portanto, ficai atentos e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

Propósito Semanal: Vida de Oração.

O Evangelho nos fala sobre não permitir que nossos corações percam a sensibilidade por conta do pecado e também para que este dia, o qual não sabe quando nos tome de surpresa. E o próprio Cristo nos dá o meio para preparar-nos para este grande dia, que é o Natal, através da oração. Devemos estar atentos e, sobretudo, estar orantes para receber nosso Senhor, e poder passar por todas as dificuldades diárias que vão surgindo em nosso dia-a-dia. É pela oração que vamos preparando nossos corações de uma maneira mais profunda para que o Filho do Homem possa reinar.

Temos muitas formas de fazer oração, seja por meio da Santa Missa, da meditação da Sagrada Escritura, do rezo do Terço, uma novena de uma devoção pessoal etc. Porém o mais importante é ter uma vida de oração, profunda como a da Virgem Maria, que era uma mulher que por sua vida de oração estava em todo tempo unida a Deus. Para os que queiram ao fim coloco uma pequena oração para que seja rezada, durante esta semana, tomada da Liturgia das Horas.

Peçamos a Ela que nos ajude a preparar nossos corações para a vinda de seu amado Filho, assim como Ela se preparou. E que juntos com a Igreja possamos receber a Nosso Senhor de modo vigilante e orantes.

Oração:

Ó Deus todo-poderoso, concedei-nos a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
(II Vésperas)

Imagen por flickr.com/bjurman

Loading Facebook Comments ...

Deja un comentario