Fundada sobre a pedra – LC Blog

Fundada sobre a pedra

Tanto na literatura quanto na história, é comprovado que nas pessoas se oculta uma força interior que marca seus caminhos. Mostra que o coração humano deve ser sustentado por algo firme, mais firme que o mundo, mais firme que eles mesmos. Por isso dizemos que construíram sua casa sobre rocha firme. De quais convicções estaria revestida uma pessoa, cuja na aparência se iguala a todos, mas que quando é posta no fogo o que se tinha por ferro  na verdade é ouro?

JeanValjean na obra Os miseráveis, que após sua conversão suportou tantos sofrimentos conservando sua integridade ou São Thomas Moro, que diante da morte conservava o senso de humor. Você também pode colocar o nome de alguém conhecido, amigo ou familiar, que durante sua vida, demonstrou que era sustentado por algo muito mais forte.

Como não desesperar diante das tragédias do mundo? Como conservar a esperança?

Tudo parece começar no florescer da vida, quando se aprende a valorizar cada ensinamento que se recebe. Cada ensinamento pode ser um tesouro, deixando algo muito maior, transcendente, de modo que durante a tempestade o tesouro permaneça.

É compreensível alguém que luta por si mesmo, pelos próprios ideais, pois somos motivados por aquilo que queremos conquistar. Mas quando já não se é capaz de lutar, que acontece? Poderia viver confiando a vida a um outro? Simplesmente para ser amado e mesmo sem poder responder equitativamente a este amor? Em alguns casos a perda da utilidade parece também ser perda de sentido. Mas porque esta regra não server para alguns?

O valor de tais convicções não está nas palavras, nem nas regras por si mesmas. Outros poderiam ter dito o mesmo, sem que isso tivesse o mesmo valor. Existe uma forte relação entre o que eu recebo e quem me dá. As tradições familiares não são fortes porque são tradições, mas porque são familiares.

Quem funda os alicerces da vida, sabe que nada pode tocar estes fundamentos, pois eles serão o sustento futuro em casos de tempestades. Por isso se conserva a fé. Por isso em algumas famílias existem valores inquebrantáveis, passadas de geração em geração. Existem pessoas no mundo que sofrerão todas as torturas possíveis antes de cometer um ato contra estes valores fundamentais.

Mas independente de quanto profundo sejam estes alicerces, Escavando se encontra alguém. O fundamento não é de pedra por ser uma lei intransponível, más é pedra porque aquele que á faz ser pedra, possui o poder  de transformar-la em pedra, rocha firme e confiável.

Cristo quando funda sua Igreja, não escreve um livro de leis e normas, mas chama alguém e diz: “Tu eres Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18) Mas não podemos esquecer que antes fundou aquele alguém, “Tu te chamarás Cefas, que significa Pedra”(Jo 1,42). É Ele e não outro o fundamento de nossas vidas. Cristo não funda uma moral, fundamenta a pessoa, o agir humano vem em resposta a própria identidade, dada por Aquele que tudo pode.

Quando sabemos quem somos e como filhos de Deus colocamos em prática seus preceitos, depositamos todo nosso ser naquele que nos criou. Assim nenhuma tempestade poderá derrubar-nos, porque nossa casa esta fundada sobre a rocha. e podemos repetir como São Paulo “Tudo posso naquele que me fortalece”(Fl 4.13)

 

Previous post
The Hunger Games: A Survival Guide
Next post
"El problema de la problemática"

No Comment

Deja un comentario

Back
SHARE

Fundada sobre a pedra